Termo Higrômetro com Arduino
Um termo higrômetro é um instrumento que mede a temperatura e a umidade relativa do ar. O projeto que vamos apresentar usará o microcontrolador Arduino Uno ligado ao sensor DHT11, muito utilizado em estações meteorológicas remotas e sistemas de controle ambiental domésticos.
Medindo a Umidade Relativa do Ar (em %)
A umidade relativa do ar é a relação entre a quantidade de vapor d’água existente no ar (umidade absoluta) e a quantidade de vapor d’água máxima que poderia haver na mesma temperatura (ponto de saturação). Lembrando que no ponto de saturação, a água começa a se condensar e se acumular nas superfícies, formando o orvalho. Além disso, deve-se considerar também que o ponto de saturação muda com a temperatura do ar. O ar frio pode conter menos vapor de água antes de ficar saturado, e o ar quente pode reter mais vapor de água antes de ficar saturado.
A fórmula para calcular a umidade relativa é:
RH = (Pw / Ps) x 100%
Onde:
RH = Relative Humidity ou umidade relativa em %
Pw = densidade de vapor d’água no ar
Ps = densidade de vapor d’água no ponto de saturação
O sensor DHT11 detecta o vapor de água medindo a resistência elétrica entre dois eletrodos. A mudança na resistência elétrica entre os dois eletrodos é proporcional à umidade relativa. A umidade relativa mais alta diminui a resistência entre os eletrodos, enquanto a umidade relativa baixa aumenta a resistência entre os eletrodos.
Medindo a Temperatura (em °Celsius)
O DHT11 mede a temperatura com um sensor do tipo NTC montado na unidade. Um sensor de temperatura NTC (Negative Temperature Coeficient) é um termistor com coeficiente de temperatura negativo e que, portanto, diminui a sua resistência elétrica com o aumento da temperatura.
O sensor DHT11 já vem de fábrica previamente calibrado e isso facilita sua utilização em projetos com o Arduino.
É interessante mencionar que além do DHT11 é também possível adquirir e usar nos projetos o sensor DHT22, que opera com o mesmo princípio de funcionamento.
Figura 1: Sensores DHT11 e DHT 22
A tabela 1 apresenta as características e diferenças principais entre esses sensores:
Tabela 1: Características dos sensores DHT11 e DHT22
O desenho de montagem do projeto do Termo Higrômetro com Arduino está apresentado na figura 2 e tem a seguinte lista de componentes: 1 Arduino Uno, 1 sensor DHT11 ou DHT22, 1 protoboard, cabos jumpers. Devemos notar que a alimentação utilizada no projeto é a da fonte do próprio Arduino em +5 Volts.
Figura 2: Termo Higrômetro com Arduino Uno
No presente projeto foi adotada a biblioteca <DHTLib.h>, que possui todas as funções necessárias para obter as leituras de umidade e temperatura com sensores DHT. Para mais detalhes sobre essa biblioteca acesse > https://playground.arduino.cc/Main/DHTLib
Veja a seguir as observações sobre o sketch que faz o termo higrômetro funcionar.
O sketch inicia com a inclusão da biblioteca < DHTLib.h>, com a instrução #include <dht.h>. O uso dessa biblioteca torna o sketch bastante simples.
Com dht DHT, é feita a declaração de um objeto dht. Em seguida, a instrução #define DHT11_PINO A5 define que o pino de dados (OUT) do sensor DHT11 será ligado ao pino analógico A5 do Arduino.
A função setup() apenas inicializa a porta serial do Arduino com uma taxa de transmissão de 9600 bits por segundo.
Finalmente, a função loop() estabelece que a variável inteira leituras receberá as leituras do sensor DHT11 da temperatura e da umidade relativa do ar …
int leituras = DHT.read11(DHT11_PINO);
… e, em seguida, fará a impressão das mesmas no monitor serial, através de …
Serial.print(“Temperatura = “);
Serial.println(DHT.temperature);
Serial.print(“Umidade = “);
Serial.println(DHT.humidity);
Com a instrução delay(2000), o sketch espera por 2 segundos e reinicia o loop. Com isso, a cada 2 segundos será apresentado no monitor serial do computador PC as leituras de umidade relativa do ar em % e temperatura em graus Celsius.
Esse projeto poderá ser melhorado acrescentando um display LCD 16x2 com módulo I2C. Recomendamos que o leitor tente fazer as modificações necessárias para fazer as melhorias sugeridas e no caso de dificuldades entre em contato através do Blog da Módulo Eletrônica. Teremos prazer em orientá-lo e responder suas perguntas.
Sketch do Projeto
#include <dht.h> dht DHT; #define DHT11_PINO A5 void setup(){ Serial.begin(9600); } void loop() { int leituras = DHT.read11(DHT11_PINO); Serial.print("Temperatura = "); Serial.println(DHT.temperature); Serial.print("Umidade = "); Serial.println(DHT.humidity); delay(2000); }
********************************
Continue nos seguindo no blog.
É isso aí, até a próxima!
Haroldo Mamede Coutinho Simões
Engenheiro de telecomunicações e pós-graduado em gerenciamento de negócios, tendo trabalhado em empresas de médio e grande porte por mais de 30 anos, atuando em diferentes projetos e departamentos. É instrutor de treinamento, tendo ministrado workshops em várias empresas, professor universitário em cursos MBA presenciais e tutor de cursos à distância. É apaixonado por tecnologia, especialmente pela plataforma Arduino e tudo de positivo que ela pode fazer pelas pessoas quando dela se aproximam.
VEJA TAMBÉM
Regador automático de plantas com Arduino
Aprenda neste artigo, como automatizar a rega de suas plantas, utilizando o Arduino NANO. Este projeto, além do baixo custo, pode ser montado em menos de uma hora e irá garantir que as suas plantas sempre tenham água disponível, garantido um crescimento adequado e...
Datalogger com cartão SD. Registre: temperatura, umidade, luminosidade e tensão)
Neste post, vamos aprender a como montar datalogger, para registrar em um cartão SD, temperatura, umidade relativa, tensão e nível de luminosidade. Esse tipo de dispositivo é extremamente útil para fazer análises de fenômenos que dependem do tempo. Por exemplo,...
Fita de LEDs RGB endereçáveis WS2812B e a biblioteca fastLED
No post de hoje, vamos conhecer a fita de LEDs WS2812B endereçáveis e como utilizá-la com o Arduino UNO. Essa fita de LEDs se destaca, em relação as outras do mercado, pelo fato de que seus LEDs podem ser controlados de maneira individual, permitindo que o...
NEWSLETTER
Assine nossa newsletter e receba as novidades.
0 comentários